» » » » » » » » » » » » » » JOGOS ESCOLARES 2014 - PEDRO VELHO-RN

 









































A Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação de Esportes estão organizando os JOGOS ESCOLARES 2014, que serão realizados nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio de 2014. A abertura do evento está programada para dia 20 às 19h no Ginásio de Esportes, O Brasileirão.
Os Jogos seguem o Projeto Esporte Saudável da Secretaria e visa ofertar seis modalidades de esportes: futebol, futsal, vôlei, atletismo, society e handebol. As modalidades são para cinco categorias: sub 10, sub 12, sub 14, sub 17 e aberto (acima de 18 anos de idade), e para os gêneros masculino e feminino.
Veja o Projeto e a partir de amanhã, logo após reunião com professores de Educação Física e coordenadores teremos a tabela dos Jogos e regulamento das competições.
Na abertura teremos apresentações artísticas e desfile dos atletas e representantes das escolas. 

PROJETO ESPORTE SAUDÁVEL
Objetivo Geral
Proporcionar aos estudantes uma prática desportiva saudável com capacidade de educar para uma melhor convivência social.

Objetivos Específicos
Oportunizar ao estudante um efetivo conhecimento sobre o esporte no sentido de compreender as regras e o espirito esportivo no ano da Copa no Brasil.
Fazer com que o aluno na prática esportiva entenda as relações amigáveis de fair play nas competições entre os alunos.

Conteúdos sugestivos teóricos
Copa do Mundo no Brasil
História das Copas do Mundo
Campeonatos, torneiros e Copas: diferenciações.
As regras do futebol, futsal, vôlei, atletismo, natação, Handebol, maratona e ciclismo.
Conhecimento sobre competições e eventos esportivos regionais.

Metodologia
Os professores da área de Educação Física em parceria com o corpo diretor e docente das escolas e da Secretaria de Educação, numa atividade de apoio conjunta, proporcionarão aos estudantes em geral (rede pública e privada municipal e estadual) os Jogos Escolares uma Copa Esportiva de acordo com as categorias, idades e níveis escolares nas modalidades: futebol, futsal, vôlei, atletismo, natação, Handebol, maratona e ciclismo.
As escolas farão as inscrições dos estudantes de acordo com os níveis, a categoria e idades das modalidades. O estudante tem o direito de participar de até 3 (três) modalidades  esportivas sem confronto de dias e horários.
As escolas de educação infantil e de 1º ao 4º ano da zona rural realizarão as competições na sua comunidade fazendo adaptações e adequações às modalidades em cronograma definido entre escola e Secretaria de Educação.
Os estudantes do 5º ano, do 6º ano ao 9º ano e Ensino Médio obedecerão aos critérios estabelecidos no público-alvo.
As modalidades seguirão as regras oficiais do esporte com alguma adaptações de acordo com o espaço de disputa oferecido pelo Município.

Justificativa
Entende-se Esporte Saudável uma prática desportiva voltada para a saúde dos estudantes tanto física quanto mental, tendo em vista proporcionar aos alunos um conhecimento mais apropriado sobre as modalidades esportivas na teoria e na prática. Além disso, promover aos educandos uma competição saudável no espaço esportivo voltado para o jogo limpo (fair play).

Público-alvo
A clientela atendida com este projeto diz respeito aos estudantes do município de Pedro Velho que comprovem permanência na escola acima de 85% de frequência e nota bimestral acima de 5,0 pontos pelo menos em três disciplinas da grade curricular para alunos do 1º ao 5º ano e cinco disciplinas para alunos do 6º ano 9º ano e Ensino Médio. De forma bem clara, os estudantes que não atenderem a esses critérios só poderão participar dos Jogos Escolares no ano seguinte se obtiverem clara recuperação do seu rendimento escolar.
Nesse sentido, a escola declarará uma permissão para os aptos e farão as inscrições para os Jogos Escolares de 2014. Os alunos-atletas serão inscritos em ficha específica encaminhada pela Secretaria de Educação.

Recursos materiais para estudos.
Revista, CDs e DVDs, Vídeos, Charges, Internet – suporte, Jogos e brinquedos, Materiais esportivos, Fotos, Jornais, etc

Recursos materiais para prática.
Bolas, redes, apitos, uniformes, marcadores, cartões, súmulas, canetas, etc

Espaços para os Jogos
Escola (teoria), Ginásio de Esportes, Estádio de Futebol, Balneário, Rio Curimataú, etc.

Recursos humanos
Profissionais da escola e alunos envolvidos na prática educacional com função, integração e participação geral.

Cronograma
Jogos Escolares – 21 a 24 de maio de 2014
Período de inscrições: de 28 de abril a 07 de maio de 2014.
Reunião com professores de Educação Física e Suporte Escolar: 23 de abril de 2014 às 9h na Secretaria Municipal de Educação.

Premiação
Troféus e medalhas para os atletas campeões e vice-campeões. Para a escola, deve ser observada a nota 10,0 para modalidade vencedora e 5,0 para 2ª lugar e 3,0 para demais participantes. Nota 0,0 para não participação ou desistência no momento da competição. No somatório geral, a escola em 1º lugar e 2º lugar receberão premiação para ajudar o esporte na escola.
Orientações

ü  Cada modalidade só pode ter, no máximo, 12 atletas incluindo os reservas, exceto futebol que pode ser 15 e atletismo que é até 5 atletas.
ü  Para efeito de súmula, os atletas deverão registrar sua participação com uma declaração da Secretaria da Escola com dados constando que ele está matriculado, frequentando regularmente e pelo menos o número de um documento.
ü  Sem essa documentação, o aluno não poderá competir. Essa medida vem evitar troca de alunos e não permitir que pessoas alheias à escola finjam ser alunos.
ü  Cada escola deverá registrar apenas os alunos que vão atuar como jogadores, orientando aos demais que podem organizar a torcida.
ü  Serão ofertas apenas as modalidades encaminhadas, a escola faz a inscrição das equipes que podem organizar, não sendo obrigatório participar de todas.
ü  A escola pode inscrever várias equipes por turmas que representem a Escola com diferenciação de números. Exemplo: Equipe América 1, América 2, etc.
ü  Os jogos acontecerão de 21 a 24 de Maio e a abertura será no dia 20 de Maio às 19h no Ginásio de Esportes O Brasileirão. Cada escola terá um pelotão com bandeira da escola na abertura.
ü  As escolas devem cumprir o prazo de entrega das inscrições para não comprometer a elaboração das tabelas.
ü  Todas as modalidades seguirão as regras e regulamento oficiais com adaptações a nossa realidade. Os atletas que faltarem com a disciplina e fair play serão eliminados dos Jogos.
ü  As idades foram definidas nas categorias para oportunizar mais alunos no espaço das competições.
ü  Cada escola deverá organizar o seu material esportivo, o apoio, a água e o lanche dos alunos.
ü  Esta ficha pode ser copiada. Uma ficha para cada equipe por modalidade.
ü  As inscrições serão de 02 a 14 de Maio de 2014 e a reunião para fechamento dos Jogos será dia 15 de Maio na Secretaria de Educação, às 9h.
ü  Alunos com do 3º ano que tenham idade de atuar, pode ser inscritos.

VEJAM AS TABELAS ABAIXO COM DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS ESCOLARES 2014 - PEDRO VELHO-RN
Regulamento
Os jogos seguirão a regra oficial das modalidades respeitando as adaptações de acordo com a nossa realidade quanto a tempo de jogo, espaço físico, material, disponibilidade de pessoal, transporte e outras situações que viabilizem o andamento da competição.
Em caso de empate, teremos penaltys alternados e ao final de 5 cobranças, sorteio para saber o vencedor, exceto nas finais que continuarão com penaltys.
Os jogos serão contínuos em apenas um tempo de jogo.
A equipe que não estiver no espaço de jogo com uniforme e com o número mínimo de atletas para as condições de jogo perderá por WxO.
O atleta que agir por desrespeito e indisciplina com qualquer integrante dos jogos será eliminado e não poderá ser substituído na inscrição.
A escola vencedora dos Jogos será aquela que obtiver o maior número de pontos nas modalidades e categorias de forma proporcional ao que se inscreveu. Assim, como o 2º e 3º lugares.
Cabe a escola organizar o que suas respectivas equipes precisarem para viabilizar a participação nos jogos.
Os atletas nos jogos do Estádio Fábio Marques e Ginásio de Esportes não poderão jogar descalços, exceto no espaço do balneário.


Os casos omissos nesse regulamento serão definidos pelo coordenador Bruno Costa que poderá formar comissão para resolver questões que forem necessárias.
.

















About Unknown

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply